NEWS


Abr/2016

Jato-Ventiladores, Metrô-RJ, Linha 4

Os jato-ventiladores da linha 4 do Metrô-RJ já estão instalados e aptos a entrarem em operação. Esses Jato-Ventiladores fornecidos pela SOMAX foram fabricados na Alemanha com tecnologia da Witt & Sohn.

São 28 jato-ventiladores que fornecerão o empuxo necessário para a ventilação principal e de emergência do túnel de aproximadamente 5 km entre a estação de São Conrado e a "ponte estaiada" do Jardim Oceânico.

Em condições normais de operação o objetivo da ventilação é de propiciar a troca térmica dentro dos túneis, dissipando o calor gerado pelos equipamentos e trens durante acelerações e frenagens.

Em condições de emergência, podem operar por até duas horas a uma temperatura de até 400°C. No caso de incêndio com fumaça ou não, os jato-ventiladores operarão forçando o ar poluído ou aquecido para a direção oposta da rota de evacuação, permitindo uma retirada segura dos usuários e operadores do metrô pelas passagens de emergência localizadas em cada trecho do túnel. Outros 4 jato-ventiladores serão instalados no emboque da estação Jardim Oceânico e mais algumas unidades no trecho entre as estações de São Conrado, Gávea e o posto de ventilação do Leblon.