Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

Piso flutuante RIM
Piso flutuante RIM

PISO FLUTUANTE

Modelo RIM - Piso de Concreto
 

DESCRIÇÃO 

O piso flutuante de concreto modelo RIM é um sistema de isolamento que cria uma laje flutuante capaz de impedir a transmissão de ruído e vibração do piso para o ambiente abaixo do piso ou para a estrutura da construção onde esteja localizado. Consiste em blocos de fibra de vidro de 2” de espessura (pads), pré-comprimidos, com alta densidade, revestidos com elastômero flexível, separados por uma manta acústica de lã de vidro de baixa densidade. A densidade e espaçamento dos pads é calculada e dimensionada para prover deflexão uniforme sob o piso de concreto, atendendo uma grande faixa de cargas aplicadas ao piso.

O material de isolamento é fornecido em rolos de 1,2 m de largura com 37,5 mm de espessura. Ao redor de toda a área tratada é colocada uma tira do material isolador do perímetro, que tem a finalidade de separar o piso flutuante de paredes ou divisórias rígidas. Sobre o material isolante do RIM é aplicada uma camada de madeira tipo compensado resistente à umidade e tratado contra pragas, com espessura de ½”, que será utilizada como “forma perdida para o concreto”. Acima dessa camada de madeira é aplicado um filme plástico para tornar toda a área da madeira impermeável, impedindo que o concreto vaze para o nível abaixo da madeira. As emendas do filme plástico devem ser coladas de forma a garantir a estanqueidade. Finalmente, o concreto é aplicado sobre a forma, com sua estruturação metálica, finalizando a construção do piso flutuante

Pode ser obtida uma classe de isolamento STC-73, confirmada por testes laboratoriais realizados nos EUA. Também foi obtida, nos testes realizados, a classe de isolamento de impacto IIC-70, isolando quase todas as fontes de impacto, exceto as mais severas, tornando inaudível, abaixo do piso isolado, o ruído decorrente desses impactos. 

Cada piso é projetado especificamente para o local a que se destina pelo departamento de engenharia da SOMAX. Podendo ter áreas com diferentes densidade ou distribuição dos “pads”, de acordo com as cargas localizadas.  A SOMAX fornece o material isolante como os “pads” e lã de vidro, o isolador do perímetro (PIB) na espessura de ¾”, adesivo, filme  de polietileno para impermeabilização, selante e peças de união das placas de madeira.   

O serviço de instalação, fornecimento dos demais componentes e instalação do concreto pode ser feito pela SOMAX ou por algum construtor com bom nível de engenharia civil, seguindo as instruções fornecidas. Em todos os casos pode ser fornecida a  supervisão de instalação feita por um técnico especializado da SOMAX.