VENTILAÇÃO

Airfoil IAF
Airfoil IAF

SÉRIE1900IAF-SISW 

Ventilador Centrífugo 

AIRFOIL – HEAVY-DUTY 
 

DESCRIÇÃO BÁSICA: 

Ventilador centrífugo com rotor tipo A, AIRFOIL, HEAVY-DUTY, de alta eficiência.  Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300. Percentual de variação de largura dos rotores de 40% a 110%.
 

APLICAÇÕES: 

Ventilação, exaustão, processos industriais, navais, usinas de energia, siderúrgicas, sistemas de controle de poluição, etc.
 

CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO: 

Faixa de operação:  Vazão até 220.000 m³/h e pressão estática até 750 mmca. 

Eficiência mecânica:  Acima de 80% na faixa de rendimento máximo 

Perfil de potência consumida: “LIMIT-LOAD”

Fluido operado:  Ar ou gases sem excesso de partículas abrasivas. 
 

Temperatura:   

→ Até 80°C – Construção standard. 

→ Acima, até 400 °C – Requer acessórios especiais. 
 

CONSTRUÇÃO:    (INDUSTRIAL HEAVY-DUTY)

• Estrutura – Perfis em chapa de aço carbono soldados, conferindo segurança e robustez ao equipamento. 

• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato aerodinâmico “espiral”. 

• Cone de entrada – Aço carbono conformado com perfil de escoamento hiperbólico. 

• Rotor – Projetado com fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a velocidade máxima da classe, composto de: 

→ Centro – Aço carbono usinado com precisão, fixado ao eixo com parafusos e “chaveta”. 

→ Chapa Traseira – Disco de aço carbono, de alta espessura, estruturado, fixado ao centro com parafusos travados. 

→ Pás – Aço carbono com perfil aerodinâmico (AIRFOIL), estruturadas com “ribs”, soldadas à chapa traseira e ao cone do rotor. 

→ Cone do Rotor – Aço carbono conformado em perfil de escoamento hiperbólico. 

• Eixo – Aço carbono SAE 1045 usinado com precisão, fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a máxima velocidade. 

• Mancais e rolamentos – Calculados para uma vida útil L10 mínima de 40.000 horas. 

• Transmissão – Polias e correias em “V”, calculada para o mínimo de 1,5 vezes a potência do acionamento. 

• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados. 

• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3. 
 

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:

De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima.  Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.