Tweetar |
Abr/2023
Os ventiladores tipo PLUG-FAN são utilizados em sistemas onde é necessária movimentação do ar, mas é desejado que os componentes do acionamento (motor/mancais) e transmissão (acoplamento/polias/correias) fiquem fora do fluxo de ar.
Quando essas características são requeridas ?
• | Em sistemas com temperatura do fluido muito elevada, onde os componentes de acionamento e transmissão devem ser protegidos da temperatura; |
• | Em sistemas com ar/gases agressivos, corrosivos, ou contaminados com partículas que possam danificar os componentes da transmissão e do acionamento; |
• | Em sistemas onde a manutenção, lubrificação e verificação periódica sejam muito importantes para a segurança operacional, pois no PLUG-FAN, os componentes críticos estão visíveis/acessíveis e fora do fluxo de ar; |
• | Em sistemas onde a contaminação do fluxo de ar tratado deva ser evitada, uma vez que no PLUG-FAN, todos os detritos de desgaste de polias, correias e lubrificantes ficam externos ao fluxo de ar do processo; |
• | Em sistemas onde se queira evitar que o calor gerado na transmissão e no motor elétrico sejam despejados no fluxo de ar. Essa energia, muitas vezes indesejável, pode chegar até a 10% da potência do acionador, sendo fator significativo em sistemas de resfriamento que usem média/alta pressão; |
Por essas características, os PLUG-FAN são muito utilizados em sistemas de secagem, pintura, fornos, e até mesmo condicionamento do ar, que são muito comuns nas indústrias automobilística, alimentícia, química, farmacêutica, entre outras.
O PLUG-FAN também agrega vantagens construtivas, podendo ser construídos com materiais especiais na parte em contato com o fluido para resistir à temperatura, corrosão, abrasão, etc. e também pode utilizar acessórios como:
• | Isolamento térmico entre o interior e exterior. |
• | Selo de eixo de vários tipos. |
• | Resfriador de eixo. |
• | Pinturas e revestimentos especiais. |
• | Proteções mecânicas de eixo, mancais, transmissão, etc. |
• | Construção anti-centelhante e à prova de explosão. |
O PLUG-FAN, na sua construção standard é aparafusado na face da máquina ou sistema onde vai operar, mas pode ser construído com articulações (TIPO SWING-OUT) ou rodízios (TIPO PULL-OUT) para facilitar a abertura do PLUG.
A SOMAX é pioneira na fabricação do PLUG-FAN no Brasil, com a cooperação tecnológica da Chicago Blower Corporation, possuindo em sua linha vários modelos, cada um adequado à faixas de performance (vazão/pressão), fluído, temperatura, etc. e sempre visando a melhor eficiência e durabilidade:
• | Desenho 44A - Rotor Airfoil |
Boletim | |
• | Desenho 44B - Rotor Limit Load, pá plana |
Boletim | |
• | Desenho 70 - Rotor Single Surface Curved |
Boletim | |
• | E as variações do Desenho 51A e 51B PLUG-FAN, com ou sem voluta |
Boletim 51A | |
Boletim 51B |
Sistemas de pintura – parte I |
Sistemas de pintura – parte II |
Desenho 70 – Plug-Fan – High Efficiency |