DESENHO16-SISW
Ventilador Centrífugo
RADIAL
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Ventilador centrífugo com rotor radial, de alta performance. Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300. Classes construtivas, arranjos e tamanhos de acordo com normas ASHRAE/AMCA.
APLICAÇÕES:
Utilizado para transporte pneumático, ventilação, sistemas de controle de poluição, lavadores de gases e processos industriais em geral.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Vazão até 100.000 m³/h e pressão estática até 1.000 mmca.
Fluido operado: Ar ou gases contaminados com partículas, fibras curtas/longas.
Temperatura:
→ Até 80°C – Construção standard.
→ Acima, até 400 °C – Requer acessórios especiais.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL ROBUSTA)
• Estrutura – Perfis em chapa de aço carbono soldados, conferindo segurança e robustez ao equipamento.
• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato aerodinâmico “espiral”.
• Colar de entrada – Aço carbono conformado com perfil cilíndrico, soldado à tampa e aparafusado à carcaça.
• Rotor – Em aço carbono ou aços especiais conforme a necessidade estrutural, composto de:
→ Centro – Aço carbono usinado com precisão, fixado ao eixo com parafusos e “chaveta”.
→ Chapa Traseira (WF e AM) – Disco de aço de alta resistência.
→ Pás – Chapas de aço de alta resistência radiais com reforços transversais totalmente soldados.
→ Chapa Anterior (AM) – Disco vazado de aço de alta resistência soldado às pás de forma contínua.
• Eixo (nos arranjos aplicáveis) – Aço carbono SAE 1045 usinado com precisão, fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a máxima velocidade da classe construtiva.
• Mancais e rolamentos (nos arranjos aplicáveis) – Calculados para uma vida útil L10 mínima de 40.000 horas.
• Transmissão (nos arranjos aplicáveis) – Polias e correias em “V”, calculada para o mínimo de 1,5 vezes a potência do acionamento.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.