DESENHO20RF-DIDW
Ventilador Centrífugo
RADIAL-FORWARD
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Ventilador centrífugo com rotor tipo RF, RADIAL-FORWARD, de alta eficiência. Modelo testado e certificado de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300. Características construtivas, dimensões e arranjos conforme as normas ASHRAE/AMCA.
APLICAÇÕES:
Ventilação, exaustão, condicionadores de ar, caixas de ventilação e filtragem e sistemas de ar condicionado em geral.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Vazão até 100.000 m³/h e pressão estática até 150 mmca.
Eficiência mecânica: Acima de 80% na faixa de rendimento máximo
Fluido operado: Ar limpo.
Temperatura:
→ Até 60°C – Construção standard.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL LEVE)
• Estrutura – Laterais com formato quadrado, estruturada com dobras formando painéis de aço carbono, conferindo segurança e robustez.
• Voluta – Em chapas de aço carbono, soldada às laterais, com formato aerodinâmico “espiral”, vedada com filete polímero.
• Cone de entrada – Aço carbono conformado com perfil de escoamento hiperbólico.
• Rotor – Projetado com fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a velocidade máxima da classe, composto de:
→ Centro – Aço carbono usinado com precisão, fixado ao eixo com parafusos e “chaveta”.
→ Chapa Central – Disco de aço carbono, de alta espessura, estruturado, fixado ao centro com parafusos travados.
→ Pás – Aço carbono com perfil de base radial e extremidades curvadas para frente (RADIAL FORWARD), soldadas à chapa central e ao aro do rotor.
→ Aro do Rotor – Aço carbono com formado de aro vazado, soldado às pás, conferindo rigidez ao conjunto girante.
• Eixo – Aço carbono SAE 1045 usinado com precisão, fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a máxima velocidade da classe construtiva.
• Mancais e rolamentos – Calculados para uma vida útil L10 mínima de 20.000 horas.
• Transmissão – Polias e correias em “V”, calculada para o mínimo de 1,5 vezes a potência do acionamento.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25μ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25μ de espessura mínima.