DESENHO40A-CENTRIFOIL
Ventilador de Fluxo Misto
AIRFOIL – “IN LINE”
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Ventilador de fluxo misto, “IN LINE”, com rotor centrífugo tipo A, AIRFOIL, de alta eficiência. Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300.
APLICAÇÕES:
Ventilação, exaustão, processos industriais, sistemas de pintura e sistemas de tratamento do ar em geral.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Vazão até 200.000 m³/h e pressão estática até 275 mmca.
Eficiência mecânica: Acima de 80% na faixa de rendimento máximo
Perfil de potência consumida: “LIMIT-LOAD”
Fluido operado: Ar ou gases sem excesso de partículas abrasivas.
Temperatura:
→ Até 60°C – Construção standard.
→ Acima, até 250 °C – Requer acessórios especiais.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL ROBUSTA)
• Carcaça – Tubular em chapa de aço carbono, estruturada com flanges na admissão (porcas prisioneiras) e na descarga (com furação).
• Cone de entrada – Chapa de aço carbono conformada com perfil de escoamento de ar hiperbólico.
• Rotor – Projetado com fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a velocidade máxima da classe, composto de:
→ Centro – Aço carbono usinado com precisão, fixado ao eixo com parafusos e “chaveta”.
→ Chapa Traseira – Disco de aço carbono, de alta espessura, estruturado, fixado ao centro com parafusos travados.
→ Pás – Aço carbono, com perfil airfoil, inclinadas para trás, soldadas à chapa traseira e ao cone do rotor.
→ Cone do Rotor – Aço carbono conformado em perfil de escoamento hiperbólico.
• Eixo (arranjo 9) – Aço carbono SAE 1045 usinado com precisão, fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a máxima velocidade da classe construtiva.
• Mancais e rolamentos (arranjo 9) – Calculados para uma vida útil L10 mínima de 40.000 horas.
• Transmissão (arranjo 9) – Polias e correias em “V”, calculada para o mínimo de 1,5 vezes a potência do acionamento.
• Base do motor – Em perfis estruturais de aço carbono.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.