NEWS


Dez/2022

Jet-Fans EN-12101-3
Jet-Fans para túneis

A segurança contra acidentes em túneis rodoviários, metroviários ou ferroviários, principalmente em casos de baixa visibilidade, incêndios ou gases tóxicos, muitas vezes depende da escolha correta do sistema de ventilação. Em muitos casos, principalmente com o uso de sistemas de ventilação longitudinal, os ventiladores ou jato-ventiladores ficam expostos ao ambiente das galerias de tráfego, e por essa razão devem ser resistentes à alta temperatura ambiente mais crítica, de modo que continuem a operar por um determinado tempo, mesmo quando submetidos a situações extremas, de modo a direcionar os gases e o ar em alta temperatura para uma posição que permita a evacuação dos usuários e passageiros por outra rota.

Para esses projetos, as classes de resistência foram convencionadas em função da temperatura e do tempo desejado para que o ventilador continue operando quando submetido àquela situação, como mostra o quadro abaixo:

Tabela e Jet-Fan

Normalmente, para garantir que o equipamento atenda ao requisito de temperatura e tempo de operação, são exigidos certificados de testes e conformidade realizados em laboratórios credenciados e acreditados para tal.

Ressalta-se que para a certificação de uma linha de ventiladores ou jato-ventiladores de acordo com a norma, não basta testar qualquer tamanho da Linha em qualquer velocidade de rotação, é preciso que os protótipos sejam testados na situação de maior esforço admissível, para garantir que quando submetidos à alta temperatura eles resistam na condição mais crítica. Um dos critérios (entre outros) para estabelecer a situação mais crítica segundo a norma é testar um protótipo com as mesmas características construtivas e de materiais que serão produzidos os equipamentos da linha e com a maior velocidade periférica admissível da hélice.

Exemplos:
1) Um jato-ventilador de 1450 mm de diâmetro com 1780 rpm (4 polos - 60 Hz) somente poderá ser considerado certificado se o protótipo for testado com velocidade periférica acima de 135 m/s, na classe de temperatura e tempo desejada.
2) Um equipamento de 1600 mm de diâmetro que irá operar com 1780 rpm (4 polos - 60 Hz) somente poderá ser considerado certificado se o protótipo testado tiver velocidade periférica da hélice igual ou maior que 149 m/s na temperatura e tempo desejados.


Jet-Fan

A SOMAX oferece ao mercado a linha de jato-ventiladores e ventiladores axiais para alta temperatura com tecnologia da Witt & Sohn, que preza sempre pela qualidade e segurança dos seus produtos, tendo equipamentos certificados com as mais severas condições e nas velocidades periféricas mais críticas para atender com máxima segurança aos projetos de ventilação de alta complexidade.