SÉRIE1900PFD-SISW
Ventilador Centrífugo
AIRFOIL – HEAVY-DUTY
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Ventilador centrífugo com rotor tipo A, AIRFOIL, DIRECT-DRIVE, HEAVY-DUTY, de alta eficiência. Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300. Rotores disponíveis desenhos 1902, 1903 e 1904. Percentual de variação de largura dos rotores de 40% a 110%
APLICAÇÕES:
Ventilação, exaustão, processos industriais, navais, usinas de energia, siderúrgicas, sistemas de controle de poluição, etc.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Vazão até 85.000 m³/h e pressão estática até 1.250 mmca.
Eficiência mecânica: Acima de 80% na faixa de rendimento máximo
Perfil de potência consumida: “LIMIT-LOAD”
Fluido operado: Ar ou gases sem excesso de partículas abrasivas.
Temperatura:
→ Até 80°C – Construção standard.
→ Acima, até 400 °C – Requer acessórios especiais.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL HEAVY-DUTY)
• Estrutura – Perfis em chapa de aço carbono soldados, conferindo segurança e robustez ao equipamento.
• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato aerodinâmico “espiral”.
• Cone de entrada – Aço carbono conformado com perfil de escoamento hiperbólico.
• Rotor – Projetado com fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a velocidade máxima da classe, composto de:
→ Centro – Aço carbono usinado com precisão, fixado ao eixo com parafusos e “chaveta”.
→ Chapa Traseira – Disco de aço carbono, de alta espessura, estruturado, fixado ao centro com parafusos travados.
→ Pás – Aço carbono com perfil aerodinâmico (AIRFOIL), estruturadas com “ribs”, soldadas à chapa traseira e ao cone do rotor.
→ Cone do Rotor – Aço carbono conformado em perfil de escoamento hiperbólico.
• Eixo (arranjo 8) – Aço carbono SAE 1045 usinado com precisão, fator de segurança mínimo de 1,2 sobre a máxima velocidade.
• Mancais e rolamentos (arranjo 8) – Calculados para uma vida útil L10 mínima de 40.000 horas.
• Transmissão (arranjo 8) – Luva elástica de alta resistência.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.