Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

Atenuadores cilíndricos
Atenuadores cilíndricos

Cilíndricos - CA, CPA, MCA, MCPA

A MELHOR TECNOLOGIA

A SOMAX possui a melhor e mais completa linha de atenuadores de ruído cilíndricos, disponível no mundo, contando com a tecnologia desenvolvida em cooperação com as maiores empresas fabricantes de equipamentos de controle acústico dos Estados Unidos e da Europa. Essa linha, versátil, é capaz de suprir as necessidades do mercado de HVAC, Industrial e também as aplicações especiais.
 

UNIDADES MÉTRICAS E/OU INGLESAS

Os atenuadores de ruído denominados CA e CPA têm as suas dimensões padronizadas em unidades inglesas, e os denominados MCA e MCPA são métricos, permitindo a perfeita concordância de diâmetros dos atenuadores com a tubulação ou o equipamento a ser atenuado, seja qual for o sistema de unidades adotado.
 

“POD” DE ABSORÇÃO ACÚSTICA

Os modelos CPA e MCPA possuem um miolo de absorção  acústica, “POD”, concêntrico com calota aerodinâmica, que tem a função de ampliar a capacidade de atenuação de ruído.
 

TAMANHOS

A linha Standard possui diversos diâmetros de atenuadores cilíndricos e cada diâmetro com 2 comprimentos padronizados: 1D e 2D. 1D significa que o comprimento é igual ao diâmetro interno do atenuador e 2D que o comprimento é igual ao dobro do diâmetro. Outros comprimentos e diâmetros podem ser fabricados sob consulta ao departamento de Engenharia de Aplicações da SOMAX.
 

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Os atenuadores de ruído cilíndricos da SOMAX são construídos com carcaça, estrutura do “POD” e calota aerodinâmica em chapa de aço galvanizado. O enchimento das células absorvedoras de ruído é feito com EUROLON® e a proteção da mídia de absorção é feita com chapa de aço perfurada e galvanizada.


EUROLON® - Mídia de Absorção Acústica

A composição do EUROLON® consiste de lã de vidro semi-rígida com densidade controlada, tratada com adesivo especial, recoberta com tecido de fibra de vidro com diâmetro de fios e malha especificamente projetados para a obtenção do melhor rendimento acústico, resultando em um material inerte, não higroscópico, não sujeito à putrefação, inóspito para insetos, animais daninhos, fungos e bactérias.
 

O EUROLON® foi intensamente testado quanto à resistência ao fogo de acordo com a norma BS476 (Fire Test on Building Materials and Structures) partes 5, 6 e 7, tendo obtido as seguintes classificações:

BS476 Parte 5: "Teste de Inflamabilidade para Materiais" Classe 'P'.

BS476 Parte 6: "Teste de Propagação de Fogo para materiais" Índice de Performance (I) = 9.5P e Sub-índice (i) = 5.4.

BS476 Parte 7: "Teste de Propagação de Chamas em Superfície" Classe 1.

Conseqüentemente, o Eurolon® é classificado em “Class 0” de acordo com “Building Regulations E15

1976”  e pelo  “Lloyds Register of Shipping Certificate”  é classificado como  “Material having Low

Flame Spread Characteristics”, compreendendo inclusive o seu uso em “Offshore Installations”.
 

APLICAÇÕES

Os atenuadores de ruído cilíndricos CA, MCA, CPA e MCPA são indicados para uso no tratamento de ruído em aplicações industriais e comerciais, com ampla faixa de utilização em projetos de alta responsabilidade e qualidade de engenharia. Dentre as principais aplicações podem ser destacadas:

● Sistemas de ventilação ou exaustão com tubulação cilíndrica.

● Sistemas de ar condicionado, ventilação e exaustão em plataformas de petróleo.

● Sistemas de ventilação de minas e construções subterrâneas.

● Na admissão e descarga de jato-ventiladores em túneis rodoviários e/ou ferroviários.

● Na admissão de ventiladores centrífugos.

● Na admissão e descarga de ventiladores axiais ou vane-axiais.

● Na redução de ruído de chillers a ar e torres de resfriamento.