Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

Atenuadores simétricos
Atenuadores simétricos

Retangulares Air-Way Variável - RAV


A MELHOR TECNOLOGIA

A SOMAX possui a melhor e mais completa linha de atenuadores de ruído retangulares, disponível no mundo, contando com a tecnologia desenvolvida em cooperação com as maiores empresas fabricantes de equipamentos de controle acústico dos Estados Unidos e da Europa.

AIR-WAY VARIÁVEL

Os atenuadores de ruído RAV possuem a vantagem de poder atender a vários espectros de atenuação de ruído por freqüência em função da variação do espaçamento das células e dos três modelos de células existentes. Essa alteração do espectro de atenuação de ruído permite a seleção do modelo mais adequado para cada caso específico resultante do ruído emitido, da geometria do sistema e da condição acústica desejada. Além disso, o dimensionamento é feito de modo que a seja obtida a menor resistência aerodinâmica possível, tornando o sistema energeticamente mais eficiente.

CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Os atenuadores de ruído da linha RAV são constituídos de carcaça, estrutura das células e “nariz” aerodinâmico de entrada em chapa de aço galvanizado. O enchimento das células absorvedoras de ruídos é feito com lã de vidro aglomerada com resina especial e recoberta com véu de vidro nas densidades específicas para maior eficiência de absorção de ruídos. O material fono-absorvente é tratado contra propagação de chamas, constituindo um meio resistente que não é sujeito à degradação física ou biológica por pragas ou mofo.

As células laterais faceiam internamente o conduto de ar, ou seja, o espaço do seu enchimento fonoabsorvente fica externo ao duto de ar, passando 50, 75 ou 100 mm para cada lado a mais que o duto de ar adjacente. Nessas laterais, caso o sistema de dutos seja isolado termicamente, a espessura desse isolamento térmico pode ser reduzida ou até eliminada a critério do projetista ou instalador de acordo com as condições térmicas requeridas, uma vez que o material acústico já oferece uma razoável isolação térmica.

Os atenuadores de ruído RAV são fornecidos com superfície de fixação formada por flanges horizontais e as faces das células verticais laterais, indicados para conexão a flanges de condutos do sistema com parafusos auto-perfurantes ou rebites no sentido do duto para o atenuador. Os flanges não são fornecidos com furação de modo que permita ao instalador furar e fixar nos pontos correspondentes ao flange do duto ou tubulação.

Os atenuadores RAV não devem ser instalados em balanço sustentados por apenas um dos flanges, devem ser fixados pelos dois flanges e ou por suportes ou apoios ao longo de seu comprimento de acordo com seu peso e comprimento.

APLICAÇÕES

Os atenuadores de ruído RAV são indicados para uso no tratamento de ruído industrial leve e comercial, com ampla faixa de utilização em projetos de alta responsabilidade e qualidade de engenharia.

DIMENSIONAMENTO

O dimensionamento dos atenuadores de ruído RAV é feito exclusivamente por meio de software específico, não sendo disponibilizadas tabelas ou dados para dimensionamento manual, porque a faixa de variação dos “air-ways” é contínua, resultando em infinitas combinações de células e tamanhos.