Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

Atenuadores assimétricos
Atenuadores assimétricos

A MELHOR TECNOLOGIA

A SOMAX possui a melhor e mais completa linha de atenuadores de ruído retangulares, disponível no mundo, contando com a tecnologia desenvolvida em cooperação com as maiores empresas fabricantes de equipamentos de controle acústico dos Estados Unidos e da Europa.


CÉLULAS ASSIMÉTRICAS

Os atenuadores de ruído de células assimétricas possuem a vantagem de poder atender a vários espectros de atenuação de ruído por freqüência em função da variação do posicionamento e dimensão das células e dos canais de passagem de ar.  Essa alteração do espectro de atenuação de ruído permite a seleção do modelo mais adequado para cada caso específico resultante do ruído emitido, da geometria do sistema e da condição acústica desejada.
 

A LINHA RAS (Rectangular Asymmetric Silencer)

A linha RAS possui 18 combinações de células (identificadas por letras de A até U) e até 7 diferentes comprimentos (identificados por números de 2 a 8).  O número do comprimento corresponde ao numero de espaçamentos de 300 mm, conseqüentemente o comprimento pode variar de 600 mm até 2400 mm. A largura e altura dos atenuadores de ruído são determinadas em função da área de passagem de ar desejada, a ser definida pela velocidade de passagem ideal para cada projeto.


PERFORMANCE CERTIFICADA

Todas as combinações de células absorvedoras, canais de passagem de ar e comprimentos disponíveis para os atenuadores de ruído da linha RAS foram testadas em laboratórios capacitados, de acordo com a BS4718, com a certificação dos fatores fundamentais para a garantia de um eficiente projeto acústico:

● Atenuação de ruído por freqüência de oitava em função da velocidade de passagem de ar.

● Atenuação de ruído em função do sentido de fluxo de ar em relação à posição da fonte de ruído.

● Perda de pressão em função das dimensões, da velocidade do ar e do posicionamento do atenuador de ruído

● Ruído de regeneração em função da velocidade de passagem de ar e posição da fonte de ruído.


CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS

Os atenuadores de ruído da linha RAS são constituídos de carcaça, estrutura das células e “nariz” aerodinâmico de entrada em chapa de aço galvanizado.  O enchimento das células absorvedoras de ruído é feito com EUROLON®.


EUROLON®  -  Mídia de Absorção Acústica

As células absorvedoras de ruído são preenchidas com o EUROLON®, cuja composição consiste de placa de lã de vidro semi-rígida com densidade controlada, tratada com adesivo especial, recoberta com tecido de fibra de vidro com diâmetro de fios e malha especificamente projetados para a obtenção do melhor rendimento acústico, resultando em um material inerte, não higroscópico, não sujeito à putrefação, inóspito para insetos, animais daninhos, fungos e bactérias.

O EUROLON® foi intensamente testado quanto à resistência ao fogo de acordo com a norma BS476 (Fire Test on Building Materials and Structures) partes 5, 6 e 7, tendo obtido as seguintes classificações:

BS476 Parte 5: "Teste de Inflamabilidade para Materiais" Classe 'P'.

BS476 Parte 6: "Teste de Propagação de Fogo para materiais" Índice de Performance (I) = 9.5P e Sub-índice (i) = 5.4.

BS476 Parte 7: "Teste de Propagação de Chamas em Superfície" Classe 1.

Conseqüentemente, o Eurolon® é classificado em “Class 0” de acordo com “Building Regulations E15 1976” e pelo “Lloyds Register of Shipping Certificate” é classificado como “Material having Low Flame Spread Characteristics”, compreendendo inclusive o seu uso em “Offshore Installations”.

 
APLICAÇÕES

Os atenuadores de ruído RAS são indicados para uso no tratamento de ruído industrial e comercial, com ampla faixa de utilização em projetos de alta responsabilidade e qualidade de engenharia.  Dentre as principais aplicações podem ser destacadas:

● Tratamento de moto-geradores de energia, turbinas e sistemas de co-geração.

● Sistemas de ar condicionado e de ar de processo produtivo em plataformas de petróleo.

● Sistemas de tratamento de ar em usinas siderúrgicas.

● Sistemas de movimentação de ar industrial em geral.

● Sistemas de ventilação de túneis e estações metroviárias.

● Tratamento acústico de sistemas de ar condicionado e ventilação em geral.
 

CÉLULAS RAS

Os atenuadores de ruído RAS também podem ser fornecidos na forma de células de absorção independentes para serem instaladas em plenuns de alvenaria, concreto ou rocha de acordo com as instruções de montagem para preservação dos “airways” (passagens de ar) e da ordem e disposição das células atenuadoras.

Esse tipo de fornecimento é indicado para atenuadores de ruído de grandes dimensões que tenham que ser instalados em partes por questão de acesso ao local da montagem, ou para redução do custo de transporte.
 

ITENS OPCIONAIS

São fornecidos opcionalmente: flanges de entrada e saída, contra-flanges, pinturas especiais, construção em aço inoxidável, construção bi-partida, construção para alta pressão, proteção das células com tela metálica* ou chapa perfurada*, plenums integrados na entrada ou saída, veneziana integrada e “damper” de contra-fluxo integrado na entrada ou saída do ar.

* A inclusão de proteção metálica nas células gera alteração no ruído de regeneração, eventualmente modificando a seleção do atenuadores de ruído.
 

FAIXA PREFERENCIAL DE SELEÇÃO

Os dados de performance a seguir permitem uma seleção rápida dos modelos e tamanhos de atenuadores de ruído da linha RAS que compõem a faixa preferencial de uso, retratando a faixa que corresponde aos espectros de atenuação mais solicitados.  A seleção dos demais modelos e tamanhos e em velocidades de passagem de ar superiores a 8 m/s é feita por meio de software exclusivo, podendo ser feita sob consulta ao departamento de engenharia da SOMAX.