Somax Ambiental e Acústica

Visite-nos nas redes sociais:

link Facebook link Linkedin Mande uma mensagem para nós link pagina representante link pagina requisitos vaga link pagina requisitos vaga

VENTILAÇÃO

BANANA JET®
BANANA JET®

Jato-Ventilador 

REVERSÍVEL ou UNIDIRECIONAL

A Witt & Sohn desenvolveu e patenteou o Banana Jet®. Dependendo das características do túnel, o Banana Jet® gera impulso 20-50% mais eficaz do que um jato-ventilador tradicional do mesmo tamanho. Este jato-ventilador muito especial possibilita a redução dos custos para novos sistemas de ventilação de túneis e permite upgrades nos sistemas de túneis existentes (quando necessário devido ao aumento da carga de tráfego ou novas regras de incêndio) resultando em custos menos elevados.

Uma parte significativa do fluxo de ar de um jato-ventilador padrão "atrita" no teto e, portanto, o impulso transferido é significativamente reduzido. Para levar esse efeito em conta vários fatores de perda de instalação do túnel (Kempf-Factor etc.) devem ser aplicados.

Este problema foi superado no passado pelo uso de "bocal de Saccardo", onde foi possível soprar ar no túnel com um pequeno ângulo para baixo. Como aprimoramento da solução de "bocal de Saccardo", o Banana Jet® foi desenvolvido para ser utilizado com muito mais eficiência ao invés dos "bocais de Saccardo".

O Banana Jet®, com o fluxo de ar de saída inclinado, direciona o jato de impulso ligeiramente para o centro do túnel, portanto, as perdas de atrito devido aos redemoinhos no teto são insignificantes. Assim, com o Banana Jet®, fatores de perda de instalação de túnel, como o Fator Kempf, podem ser ignorados na maioria dos casos.

Benefícios do Banana Jet®

    • Menos jato-ventiladores, menores custos de investimento para os ventiladores.

    • Menor consumo de energia, menores custos de investimento para o sistema elétrico, especialmente cabeamento.

    • Se nichos forem necessários, então eles podem ser menores e mais curtos, menores custos de construção civil.

    • Menor custo operacional devido à redução do consumo de energia e menor custo de manutenção.

    • Menos turbulência na camada de fumaça estratificada junto ao teto.

A seleção e dimensionamento desse produto é feita por software específico, consulte o departamento de engenharia da SOMAX.

A SOMAX se reserva o direito de alterar qualquer informação contida neste documento sem prévio aviso.