Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

VENTILAÇÃO

Passo Ajustável 47SV
Passo Ajustável 47SV

DESENHO47SV 

Ventilador Axial 

ÂNGULO AJUSTÁVEL 
 

DESCRIÇÃO BÁSICA: 

Ventilador axial de alta eficiência, com rotor fabricado em liga de alumínio fundido, dotado pás de ângulo ajustável sem necessidade de desmontagem do rotor e com graduação de ângulos contínua.  Modelo testado e certificado de acordo com testes baseados nas normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300.
 

APLICAÇÕES: 

Ventilação, exaustão, processos industriais, indústrias texteis, radiadores e trocadores de calor industriais, sistemas de refrigeração que exijam grande vazão de ar de recirculação, sistemas de umidificação, etc.
 

CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO: 

Faixa de operação:  Vazão até 300.000 m³/h e pressão estática até 150 mmca. 

Eficiência mecânica:  Acima de 70% na faixa de rendimento máximo 

Fluido operado:  Ar, gases ou vapores isentos de partículas abrasivas. 

Temperatura: 

→ Até 60°C – Construção standard. 

→ Acima, até 120 °C – Requer acessórios especiais. 
 

CONSTRUÇÃO:    (INDUSTRIAL ROBUSTA)

• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular ou anelar. 

• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça. 

• Base do motor – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com reforços estruturais em aço carbono. 

• Rotor – Com 6 ou 12 pás de ângulo ajustável, composto de: 

→ Centro – Fabricado em 3 tamanhos (A, B ou C), em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinados com precisão. 

→ Pás – Fabricadas em 27 tamanhos, com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão. 

→ Bucha de fixação – Fabricada em aço carbono 1045, usinada com precisão, com ajuste de fixação cônico, provendo uma fixação  ao eixo segura e de fácil manutenção, tanto em operações de montagem como desmontagem.  Adicionalmente são utilizadas “chaveta” e arruela de trava para conferir maior segurança ao equipamento. 

→ Calota protetora aerodinâmica – Fabricada em chapa de alumínio repuxada com perfil de ajuste perfeito ao centro do rotor. 

→ Retentores das pás – Em alumínio laminado, usinados com precisão, bi-partidos e fixados por anel elástico, permitindo o fácil e contínuo ajuste do ângulo das pás. 

• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados. 

• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3. 
 

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:

De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima.  Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.