Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

mola FDS
mola FDS

ISOLADORES DE VIBRAÇÕES FDS – “FREESTANDING” 

A SOMAX, em cooperação tecnológica com a KINETICS NOISE CONTROL, possui uma variedade de soluções para isolamento de vibrações “freestanding” adequadas
a  todas  as necessidades  de  engenharia.
 

FDS - FREESTANDING SPRINGS 

Consistem em isoladores de vibração de molas com alta deflexão, assentados livremente sobre o piso, sem estruturação ou limitadores, com grande diâmetro (proporcionalmente à altura), formados por molas de aço com boa estabilidade lateral sobre uma placa resistente às sobrecargas e com um “cap” nivelador em aço dotado de parafuso de nivelamento e parafuso de fixação. 
 

As molas são recobertas por pintura epoxi a pó, de acordo com “1000 hour salt spray rating” pela norma ASTM B-117. Os isoladores de vibrações de menor capacidade de carga possuem as placas inferiores moldadas em neoprene com estrutura interna de aço. Os de maiores capacidades são soldados na base inferior de aço, que por sua vez é revestida na parte inferior por um “pad” isolador de neoprene. Os isoladores de vibrações FDS podem ser aparafusados ao piso ou à estrutura onde esteja montado.  Na linha Standard, esses isoladores de vibrações podem possuir capacidade de deflexão de até 102 mm (4 in) e capacidade de carga de até 10.523 kg (23.200 lbs).  Também estão disponíveis isoladores FDS especiais com capacidades de carga e deflexão superiores às tabelas padronizadas, sendo tratados sob consulta em cada caso. 


Aplicações:

Os isoladores de vibrações FDS são recomendados para uso em fontes de vibração e ruídos que sejam apoiados sobre piso ou estruturas e localizados perto de áreas onde o ruído e a vibração sejam críticos e indesejados.  São tipicamente utilizados para reduzir a transmissão de ruídos e vibração de equipamentos mecânicos de baixa velocidade para a estrutura das edificações.  Deflexões estáticas de até 102 mm (4 in) são disponíveis para compensar longos vãos entre apoios de estruturas e pisos. 
 

Os isoladores de vibrações modelo FDS são muito efetivos no controle tanto de alta como de baixa freqüências de vibração produzidas por compressores, bombas, equipamentos de condicionamento de ar, ventiladores centrífugos e axiais, máquinas de combustão interna, etc. Em algumas aplicações é recomendável o uso de bases SOMAX anti-vibratórias ou de inércia para a obtenção de melhores resultados no controle de vibrações e de ruído estrutural. 
 

Especificações técnicas dos isoladores de vibrações modelos FDS: 

São isoladores de vibrações “freestanding”, sem carcaça, com molas de aço lateralmente estáveis, com resistência lateral superior à capacidade de carga vertical, projetados para suportar sobrecarga de até 50% da capacidade nominal. 

As molas são montadas entre placas de carga superior e inferior. A placa superior possui um parafuso de ajuste de altura e outro de fixação ao suporte do equipamento a ser isolado. A placa da base do isolador possui revestimento de neoprene na sua superfície inferior e previsão para fixação (opcional) por parafuso no piso ou na estrutura suportante.  
 

As molas podem ser selecionadas para prover a deflexão estática mostrada na tabela de isolamento de vibrações ou como indicado nas especificações de projeto. São codificadas por cores que indicam sua capacidade de carga.