Visite-nos nas redes sociais:

 

 :

CONTROLE DE RUÍDO E VIBRAÇÃO

mola FLS
mola FLS

ISOLADORES DE VIBRAÇÕES

FLS – Com restrição vertical


Os isoladores de vibrações FLS da SOMAX, em cooperação tecnológica com a KINETICS NOISE CONTROL, são do tipo “free standing” com restrição vertical adequados ao uso em equipamentos sujeitos a cargas variáveis ou sujeitos a significativos esforços de origem externa. 


FLS - RESTRAINED SPRINGS 

Consistem em isoladores de vibração de molas com alta deflexão, assentados livremente sobre o piso, com limitador vertical, com grande diâmetro (proporcionalmente à altura), formados por molas de aço com boa estabilidade lateral, montadas dentro de uma estrutura de aço fabricada de modo que limite o movimento vertical do equipamento se as cargas sofrerem redução ou se o equipamento estiver sujeito a significativos esforços externos. As estruturas de aço também provêem uma constante altura livre o que facilita a instalação. O isolador FLS é completo, com “pads” de isolação sonora e com dispositivo nivelador em aço dotado de parafuso de nivelamento e parafuso de fixação. 

As molas são recobertas por pintura epoxi a pó, de acordo com “1000 hour salt spray rating” pela norma ASTM B-117. Os isoladores de vibrações FLS podem ser aparafusados ao  piso ou à estrutura onde esteja montado, possuindo furação para tal. Alternativamente esses isoladores podem ser soldados na estrutura de sustentação. Na linha Standard, esses isoladores de vibrações podem possuir capacidade de deflexão de até 52 mm (2,03 in) e capacidade de carga de até 7.076 kg (15.600 lbs). Também estão disponíveis isoladores FLS especiais com capacidades de carga e deflexão superiores às tabelas padronizadas, sendo tratados sob consulta em cada caso. 
 

Aplicações:

Os isoladores de vibrações FLS são recomendados para uso em fontes de vibração e ruídos que possuam grandes cargas variáveis, como equipamentos que utilizam grandes volumes de fluidos que possam ser drenados ou movimentados entre câmaras. Por exemplo: boilers, torres de resfriamento, chillers, condensadores resfriados a ar ou água, etc. 

Onde o movimento resultante das variações de cargas tenha que ser limitado mecanicamente, inclusive como conseqüência de operações de manutenção (drenagem). Os isoladores FLS devem ser  apoiados sobre piso ou estrutura, sendo indicados para equipamentos localizados perto de áreas onde o ruído e a vibração sejam críticos e indesejados.
 

Especificações técnicas dos isoladores de vibrações modelos FLS: 

São isoladores de vibrações para equipamentos sujeitos a variações de cargas e grandes forças externas ou torque variável.  Composto por uma carcaça de aço projetada para limitar o movimento vertical do equipamento suportado, utilizando molas de aço estáveis, com resistência lateral superior à capacidade de carga vertical, e projetadas para suportar sobrecarga de até 50% da capacidade nominal. 

As molas são montadas internamente a carcaça de aço galvanizado. A carcaça é dotada de placa de carga superior, placa inferior e braços com limitadores de movimento verticais. A placa superior possui um parafuso de ajuste de altura e ponto de fixação ao equipamento a ser isolado. A placa da base possui “pads” de isolamento de ruídos e furos para fixação (opcional) no piso ou na estrutura de apoio, assim como os braços limitadores possuem arruelas isolantes de ruídos.  

Os isoladores FLS são projetados para prover uma altura livre de operação constante de 0,06 mm (1/8 in).