DESENHO38MWJ– JET-AIR
Jato-Ventilador Axial
REVERSÍVEL ou UNIDIRECIONAL
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Jato-ventilador, axial, com rotor dotado de número de pás e ângulo configurável.
APLICAÇÕES:
Túneis rodoviários, túneis metroviários e ferroviários, galerias de minerações e construções subterrâneas ou outras que requeiram sistema de ventilação longitudinal por jato de ar induzido.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Fluido operado: Ar, gases ou vapores isentos de partículas abrasivas.
Temperatura:
→ Até 60°C, construção standard.
→ Até 120°C, requer acessórios especiais.
→ Até 200°C, construção especial, conforme especificação prévia.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL ROBUSTA)
• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular.
• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça.
• Suporte do motor – Estrutura estruturada em chapas de aço carbono, soldada à carcaça.
• Rotor – Com 3, 4, 6, 8, 9 ou 12 pás de ângulo configurável, composto de:
→ Centro – Em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinado com precisão.
→ Pás – Fabricadas com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI
S2.19, grau G=2.5.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.