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VENTILAÇÃO

Vane-Axial 47VAV
Vane-Axial 47VAV

DESENHO47VAV 

Ventilador Vane-Axial 

ÂNGULO AJUSTÁVEL 
 

DESCRIÇÃO BÁSICA: 

Ventilador vane-axial de alta eficiência, dotado pás de ângulo ajustável sem necessidade de desmontagem do rotor e com graduação de ângulos  contínua.  Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300, com selo de conformidade “AMCA” para performance aerodinâmica, “AIR PERFORMANCE”, e para o nível de ruído, “SOUND PERFORMANCE”.
 

APLICAÇÕES: 

Ventilação, exaustão, processos industriais, navais, plataformas de petróleo, minas subterrâneas, túneis rodoviários, ferroviários e metroviários, construções subterrâneas, etc.
 

CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO: 

Faixa de operação:  Vazão até 500.000 m³/h e pressão estática até 500 mmca em 

estágio único, podendo ser utilizado em série, atingindo mais de 1500 mmca. 

Eficiência mecânica:  Acima de 80% na faixa de rendimento máximo 

Fluido operado:  Ar, gases ou vapores sem excesso de partículas abrasivas. 
 

Temperatura: 

→ Até 60°C, construção standard. 

→ Até 120°C, requer acessórios especiais. 

→ Até 250°C, construção especial, conforme especificação prévia. 
 

CONSTRUÇÃO:    (INDUSTRIAL ROBUSTA)

• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular. 

• Veias direcionais – Em chapas de aço carbono, com perfil de escoamento hiperbólico, soldadas, dispostas de forma a evitar ressonâncias na freqüência de passagem das pás. 

• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça. 

• Suporte do motor – Disco estruturado em chapas de aço carbono, soldado às veias direcionais, utilizado para fixação do motor flangeado por meio de parafusos. 

• Rotor – Com 6 ou 12 pás de ângulo ajustável, composto de: 

→ Centro – 3 tamanhos (A, B ou C), em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinados com precisão. 

→ Pás – Com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão. 

→ Bucha de fixação – Fabricada em aço carbono 1045, usinada com precisão, com ajuste de fixação cônico, provendo uma fixação ao eixo segura e de fácil manutenção, tanto em operações de montagem como desmontagem. 

→ Calota protetora aerodinâmica – Fabricada em chapa de alumínio repuxada com perfil de ajuste perfeito ao centro do rotor. 

→ Retentores das pás – Em alumínio, usinados com precisão, bi-partidos e fixados por anel elástico, permitindo o fácil e contínuo ajuste do ângulo das pás. 

• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados. 

• Balanceamento – Rotor submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3. 
 

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:

De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima.  Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.