DESENHO47VAV
Ventilador Vane-Axial
ÂNGULO AJUSTÁVEL
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Ventilador vane-axial de alta eficiência, dotado pás de ângulo ajustável sem necessidade de desmontagem do rotor e com graduação de ângulos contínua. Modelo testado e certificado pela Chicago Blower Corporation de acordo com as normas AMCA Standard 210 e AMCA Standard 300, com selo de conformidade “AMCA” para performance aerodinâmica, “AIR PERFORMANCE”, e para o nível de ruído, “SOUND PERFORMANCE”.
APLICAÇÕES:
Ventilação, exaustão, processos industriais, navais, plataformas de petróleo, minas subterrâneas, túneis rodoviários, ferroviários e metroviários, construções subterrâneas, etc.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Vazão até 500.000 m³/h e pressão estática até 500 mmca em
estágio único, podendo ser utilizado em série, atingindo mais de 1500 mmca.
Eficiência mecânica: Acima de 80% na faixa de rendimento máximo
Fluido operado: Ar, gases ou vapores sem excesso de partículas abrasivas.
Temperatura:
→ Até 60°C, construção standard.
→ Até 120°C, requer acessórios especiais.
→ Até 250°C, construção especial, conforme especificação prévia.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL ROBUSTA)
• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular.
• Veias direcionais – Em chapas de aço carbono, com perfil de escoamento hiperbólico, soldadas, dispostas de forma a evitar ressonâncias na freqüência de passagem das pás.
• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça.
• Suporte do motor – Disco estruturado em chapas de aço carbono, soldado às veias direcionais, utilizado para fixação do motor flangeado por meio de parafusos.
• Rotor – Com 6 ou 12 pás de ângulo ajustável, composto de:
→ Centro – 3 tamanhos (A, B ou C), em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinados com precisão.
→ Pás – Com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão.
→ Bucha de fixação – Fabricada em aço carbono 1045, usinada com precisão, com ajuste de fixação cônico, provendo uma fixação ao eixo segura e de fácil manutenção, tanto em operações de montagem como desmontagem.
→ Calota protetora aerodinâmica – Fabricada em chapa de alumínio repuxada com perfil de ajuste perfeito ao centro do rotor.
→ Retentores das pás – Em alumínio, usinados com precisão, bi-partidos e fixados por anel elástico, permitindo o fácil e contínuo ajuste do ângulo das pás.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Rotor submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=6.3.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25µ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25µ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.