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VENTILAÇÃO

Jet-Air 30
Jet-Air 30

DESENHO30JET-AIR

Jato-Ventilador 

REVERSÍVEL ou UNIDIRECIONAL 
 

DESCRIÇÃO BÁSICA: 

Jato-ventilador, vane-axial de passo ajustável e alto rendimento, projetado com o apoio do Depto. de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá, tendo como objetivos obter o maior empuxo e maior alcance do jato de ar com menor consumo de energia e menor nível de ruído.
 

APLICAÇÕES: 

Túneis rodoviários, túneis metroviários  e ferroviários, galerias de minerações e construções subterrâneas ou outras  que requeiram sistema de ventilação longitudinal.
 

CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO: 

Faixa de operação:  Empuxo até 3.000 N. 

Fluido operado:  Ar, gases ou vapores isentos de partículas abrasivas. 
 

Temperatura: 

→ Até 60°C, construção standard. 

→ Até 120°C, requer acessórios especiais. 

→ Até 250°C, construção especial, conforme especificação prévia. 
 

CONSTRUÇÃO:    (INDUSTRIAL ROBUSTA)

• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular. 

• Veias direcionais – Em chapas de aço carbono, soldadas, dispostas de forma a evitar ressonâncias na freqüência de passagem das pás. 

• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça. 

• Suporte do motor – Disco estruturado em chapas de aço carbono, soldado às veias direcionais, utilizado para fixação do motor flangeado por meio de parafusos. 

• Rotor – Com 6 ou 12 pás de ângulo ajustável, composto de: 

→ Centro – Em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinados com precisão. 

→ Pás – Fabricadas com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão. 

→ Bucha de fixação – Fabricada em aço carbono 1045, usinada com precisão, com ajuste de fixação cônico, provendo uma fixação  ao

eixo segura e de fácil manutenção, tanto em operações de montagem como desmontagem.  Adicionalmente são utilizadas “chaveta” e arruela de trava para conferir maior segurança ao equipamento. 

→ Calota protetora aerodinâmica – Fabricada em chapa de alumínio repuxada com perfil de ajuste perfeito ao centro do rotor. 

→ Retentores das pás – Em alumínio laminado, usinados com precisão, bi-partidos e fixados por  anel elástico, permitindo o fácil  e contínuo ajuste do ângulo das pás. 

• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados. 

• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=2.5. 
 

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:

De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25μ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25μ de espessura mínima.  Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.