DESENHO30JET-AIR
Jato-Ventilador
REVERSÍVEL ou UNIDIRECIONAL
DESCRIÇÃO BÁSICA:
Jato-ventilador, vane-axial de passo ajustável e alto rendimento, projetado com o apoio do Depto. de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá, tendo como objetivos obter o maior empuxo e maior alcance do jato de ar com menor consumo de energia e menor nível de ruído.
APLICAÇÕES:
Túneis rodoviários, túneis metroviários e ferroviários, galerias de minerações e construções subterrâneas ou outras que requeiram sistema de ventilação longitudinal.
CARACTERÍSTICAS DE OPERAÇÃO:
Faixa de operação: Empuxo até 3.000 N.
Fluido operado: Ar, gases ou vapores isentos de partículas abrasivas.
Temperatura:
→ Até 60°C, construção standard.
→ Até 120°C, requer acessórios especiais.
→ Até 250°C, construção especial, conforme especificação prévia.
CONSTRUÇÃO: (INDUSTRIAL ROBUSTA)
• Carcaça – Em chapas de aço carbono de alta espessura, soldadas, com formato tubular.
• Veias direcionais – Em chapas de aço carbono, soldadas, dispostas de forma a evitar ressonâncias na freqüência de passagem das pás.
• Flanges – Em perfil de aço carbono de alta espessura, com furação, conferindo robustez e estruturação à carcaça.
• Suporte do motor – Disco estruturado em chapas de aço carbono, soldado às veias direcionais, utilizado para fixação do motor flangeado por meio de parafusos.
• Rotor – Com 6 ou 12 pás de ângulo ajustável, composto de:
→ Centro – Em liga de alumínio de alta resistência, fundido em moldes especiais e usinados com precisão.
→ Pás – Fabricadas com perfil aerodinâmico exclusivo, fundidas em liga de alumínio de alta resistência e usinadas com precisão.
→ Bucha de fixação – Fabricada em aço carbono 1045, usinada com precisão, com ajuste de fixação cônico, provendo uma fixação ao
eixo segura e de fácil manutenção, tanto em operações de montagem como desmontagem. Adicionalmente são utilizadas “chaveta” e arruela de trava para conferir maior segurança ao equipamento.
→ Calota protetora aerodinâmica – Fabricada em chapa de alumínio repuxada com perfil de ajuste perfeito ao centro do rotor.
→ Retentores das pás – Em alumínio laminado, usinados com precisão, bi-partidos e fixados por anel elástico, permitindo o fácil e contínuo ajuste do ângulo das pás.
• Soldas – Elétricas em atmosfera inerte com procedimentos e operadores qualificados.
• Balanceamento – Todo o conjunto girante é submetido a rigoroso balanceamento estático e dinâmico, conforme norma ISO 1940 e ANSI S2.19, grau G=2.5.
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE:
De acordo com o procedimento de pintura standard da SOMAX, as partes de aço carbono são submetidas a tratamento de superfície por jateamento abrasivo grau SA-2, posterior pintura de base epóxi com 25μ de espessura mínima e pintura de acabamento epóxi com 25μ de espessura mínima. Outros materiais de fabricação da carcaça e outros tratamentos de superfície podem ser fornecidos, sob consulta.