Somax Ambiental e Acústica

Visite-nos nas redes sociais:

 

link Facebook
link Linkedin
Mande uma mensagem para nós

NOTÍCIAS


Fev/2023

Finite Element Analysis - FEA
Análise de elementos finitos

"Finite element analysis (FEA) is a computerized method for predicting how a product reacts to real-world forces, vibration, heat, fluid flow, and other physical effects. Finite element analysis shows whether a product will break, wear out, or work the way it was designed."

"A análise de elementos finitos (FEA) é um método computadorizado para prever como um produto reage a forças do mundo real, vibração, calor, fluxo de fluido e outros efeitos físicos. A análise de elementos finitos mostra se um produto vai quebrar, se desgastar ou funcionar da maneira como foi projetado."


Análise de elementos finitos

A análise por elementos finitos pode ser utilizada para verificar e simular a performance de um produto quanto à sua resistência quanto submetido às condições normais ou críticas de operação simulando situações de forças aplicadas ou ambientais, calor, ou efeitos fluidodinâmicos por exemplo.


Análise de elementos finitos

A SOMAX utiliza o FEA nas simulações e cálculos dos seus produtos tanto para projetar as capacidades de resistência às situações críticas, como para verificar os resultados de performance aerodinâmica. Sejam cálculos internos realizados com simuladores em projetos 3D ou realizados em conjunto com os EUA nos ventiladores da linha Chicago Blower, ou em projetos especiais com a cooperação de empresas terceirizadas e universidades brasileiras.


Análise de elementos finitos

Algumas vezes o FEA é extremamente necessário para avaliar o escoamento de ar em um fluxo de um sistema de ventilação ou exaustão, ou a resistência de um produto ou componente quando submetido à velocidade, forças, estresse por variações cíclicas de movimento ou temperatura, etc. Recentemente os ventiladores propulsores do Aeromóvel de Guarulhos foram submetidos a todas essas simulações para a definição final dos seus materiais de construção e métodos de conformação e soldagem, além da otimização aerodinâmica do sistema como um todo.


Análise de elementos finitos

Até mesmo na linha acústica da SOMAX o FEA é utilizado para calcular resistência sísmica e de ventos em barreiras e cabines acústicas a serem instaladas em plataformas de petróleo e locais sujeitos à terremotos. Ou ainda para verificar a resistência à temperatura e forças aerodinâmicas em atenuadores para descarga de ar de turbinas de geração de energia.